domingo, 14 de setembro de 2014

O mestre Paulo Coelho

                                                 Nascido
Artur Porto
 numa família de classe alta aos 7 anos  ingressa no  tradicional  colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro  desde muito novo gostava de escrever  e mantinha um diário,  chegou a participar diversas  vezes  de concursos de poesias e também  de cursos de teatro . No entanto seu pai queria que ele fosse engenheiro e sua mãe desestimulava o seu filho a seguir a carreira de escritor. As brigas  com os pais eram constantes por sua vez teve inúmeras crises de depressão  chegando a ser internado numa clínica de repouso, aonde foi tratado por psicólogos .
Na
década de 1960 entra para o mundo do teatro, como diretor e ator criando peças voltadas ao teatro experimental e de vanguarda  mas obteve pouca expressividade  após isso  em 1970 entra num movimento Hippie nesse mesmo período conhece o mundo obscuro das drogas  e por sua vez do ocultismo , incluindo o chamado  Caminho da mão esquerda . Profissionalmente . Além disso também exerce a função de jornalista em publicações com as revistas a pomba e 2001 .
Mas
em 1972 Paulo Coelho  conhece Raul Seixas , então executivo  da gravadora C B S , os dois se tornam parceiros  em diversas  músicas que exerceriam influências no Rock brasileiro ( consta na biografia de Paulo Coelho o mago  do escritor Fernando Morais ele foi incentivado pelo amigo a compor como parceiro na trilha  sonora da novela O rebu da Rede Tupi  de forma errada  confundida com a rede globo no livro sem que ele não tivesse escrito um única linha.
Em
1982  publicou seu primeiro livro Arquivos do inferno  que não teve a repercussão que ele esperava . Lançou seu segundo livro o manual prático do vampirismo  em 1985 que logo mandou recolher  considerando o trabalho de má qualidade ,  conforme as suas palavras  confessa : o mito é interessante, o livro é péssimo católico não praticante  em 1986  conheceu a viagem de peregrinação  pelo caminho de Santiago de experiências no qual retirou do livro o diário de um mago editado em 1987 todavia escreveu o livro o alquimista que apesar de sua lenta vendagem inicial . O que provocou a desistência do seu primeiro editor e se tornaria mais tarde o livro mais vendido de todos os tempos.
 Chegou a ocupar o ranking do livro  mais vendido no cenário mundial , o mais vendido em 18 países  e até o presente momento vendeu aproximadamente mais de 65 milhões de exemplares  nos anos subsequentes  foram lançados  alguns livros que foram verdadeiros marcos de público e crítica  mas por fim ele conseguiu o que ele tanto almejara no dia 25 de julho de 2002. Foi condecorado imortal para a academia brasileira de letras . A instituição tinha o histórico  de rejeitar autores de ditos populares  e delas ficaram de fora Carlos Drummond de Andrade , Vinicius de Moraes , Mário Quintana entre tantos autores  reconhecidos
ass: Artur Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário