sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Consciência Negra


Racismo
é uma palavra que vem desde os primórdios, julgar alguém pela cor ou pela sua etnia não definirá nunca a nossa capacidade.  Desde a época de Zumbi quando os quilombolas se defendiam temendo a retaliação muitos viviam escondidos ou eram renegados pela sociedade e muitos outros  começavam a ter vergonha de suas origens pois o  Brasil de antigamente tratava   o negro como uma escória, apesar dos avanços   muitas conquistas  ainda estão por vir,até  não precisarmos  mas de cotas pra negros em universidades por exemplo. Eis que eu faço uma pergunta:  Qual o grau de inteligência que o branco tem , que um negro não possui?
O goleiro Aranha dos Santos foi vítima de atitudes racistas no jogo contra o Grêmio quando o mesmo fora chamado de macaco. Como não repudiar tal atitude, não se pode confundir cor com a  plena convicção de que o amor nos transforma em seres capazes de definirmos se temos tendências para sermos preconceituosos não só com os outros, mas  até  com nós mesmos, quando não aceitamos a nossa estética ou quando não aceitamos se somos gordos , magros temos,  temos que assumir que somos preconceituosos. Quem sabe  um dia    podermos acabar com o preconceito e ter uma auto estima para encararmos com fé e alegria tudo de bom  que a vida nos oferece.
Na terra de zumbi os negros aceitavam a ideia de que tinham direitos a liberdade todos viviam como iguais
Muitos
negros venceram na vida com o seu talento, e um pouco de dedicação tais como Pelé , Djavan , Luiz Gonzaga , Pixinguinha , Emílio Santiago , Garrincha entre outros que peregrinaram e ajudaram a construir o país que nós  habitamos e amamos , tudo isso  se deve aos nossos antepassados sejam eles  negros ,brancos, índios , judeus .árabes , palestinos... 
Precisamos trocar nossas  armas por abraços, bombas por explosões de felicidades...
 Qual  será liberdade? Enquanto não nos  libertarmos  do nosso egoísmos jamais seremos capazes de compreender  a  sua plena interpretação.
 Saibamos que   antes de tudo isso  não é uma escolha é uma decisão.
 Artur Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário