domingo, 14 de dezembro de 2014

COMO EXERCER A SUA CIDADANIA

A palavra cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa cidade. Diz da condição do indivíduo enquanto pertencente a uma comunidade, sociedade, e nela ter papeis a ser representados, tanto quanto direitos e deveres.
Esses direitos são representados pelos direitos civis, a exemplo: direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Também direitos políticos: participar de decisões referentes à sociedade, votar, ser votado. E direitos sociais, por exemplo, o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, ao lazer, a uma infância e velhice tranquila, reforçadas pela constituição e direitos humanos. 

Muitas pessoas acreditam que exercer a cidadania é somente ser militante de grupos que defendem os direitos das minorias, como negros, homossexuais, indígenas etc. Além de manifestos a favor de aumento de salário, tão comum entre professores, profissionais da saúde e do transporte público.
E com a correria dos tempos atuais, poucos têm tempo ou mesmo disposição para isso, e portanto se mantém fechado em suas casas, em sua individualidade, não se responsabilizando por nenhuma mudança social, mesmo que favorável a ele mesmo.

O que as pessoas precisam saber é que exercer a cidadania vai muito além disto. Atitudes simples e corriqueira podem fazer toda a diferença.
Por exemplo, se todas as pessoas quando na rua jogassem seu lixo nas lixeiras, além de as manterem inteiras também, é claro, não haveria enchentes absurdas em épocas de chuvas, quando tantas pessoas saem prejudicadas, inclusive aquelas que tomam os devidos cuidados para não poluírem a cidade.
Se todas as pessoas preservassem mais o patrimônio público, como praças, monumentos, haveria menos gastos com restaurações e reformas e mais espaços de lazer para si próprio e filhos.
Acontece que essas atitudes simples geralmente não são compreendidas como um dever de todos e passam despercebidas. Você tem o direito de receber uma cidade limpa, ao mesmo tempo que possui o dever de deixá-la limpa.
Mas o descaso com questões sociais e comunitárias e o crescente individualismo tem prejudicado muito o bem estar social como um todo e incapacitando pessoas de exercer sua cidadania.
Portanto, exercer a cidadania é o conjunto de ações que a pessoa pode e deve realizar, tanto individualmente ou em grupos, com o propósito de zelar pelo próprio bem estar dentro da sociedade e pelo dos demais, assegurando o direito e dever de todos, inclusive o próprio, não aceitando injustiças, abusos e intolerâncias.
Fonte: .assimsefaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário