terça-feira, 21 de julho de 2015

O POVO E A ALIENAÇÃO

A mídia exerce grande influência sobre a sociedade. E é  através dessa influência que ela usa a sua principal estratégia: a manipulação. Dessa forma, distrai o público para manter a sua atenção longe dos verdadeiros  problemas sociais. Geralmente isso ocorre  com pessoas  que não têm acesso  à informação e acabam sendo presas num mundo de fantasias feita pela TV, com  as novelas e os rality shows.
As pessoas acabam se tornando escravas de tudo que as emissoras produzem e, muitas vezes, se iludem com histórias de novelas, em que a “empreguete” virou cantora famosa, a moça pobre se casou com o cara “milionário”. As emissoras dizem que são histórias da vida real, mas sinceramente eu nunca vi isso acontecer. E você, já?

Ao invés das próprias novelas incentivarem a população a estudar, elas te distraem e te iludem com histórias fantasiosas, em que tudo se resolve com finais felizes.  As emissoras deveriam investir em programas educacionais e culturais, que passassem em horários acessíveis a toda a população.

Como as emissoras não fazem isso, o resultado é um povo cada dia mais alienado, que não tem voz e nem força pra lutar contra tantas desigualdades que ocorrem em nosso país, dentre elas: a educação, que não é nem um pouco valorizada; a corrupção, que afeta desde o mais alto escalão até o mais simples cidadão; a impunidade, que se mostra tão vigente em nosso país; a saúde de má qualidade, que mata pessoas inocentes e trabalhadoras por falta de atendimento adequado.
Imagem: Facebook
Mas o brasileiro não está preocupado com nada disso, o que interessa para ele é saber se o seu time de futebol está no G4, a briga da vilã com a mocinha justiceira da novela, se o “desconhecido” ou o ator ganhou o prêmio máximo no reality show. Tudo isso sem falar nas revistas e programas de fofocas sobre a vida dos famosos.

Até quando o povo brasileiro se apegará à coisas inúteis e que de nada acrescentam em sua vida? É óbvio que não podemos negar que a mídia exerce um papel importante para a formação de um cidadão, mas ela só é útil a partir do momento em que utilizamos as informações construtivas e verdadeiras. As notícias, as campanhas de vacinação, doação de sangue, doação de órgãos, reportagens investigativas, campanhas de prevenção de câncer e HIV e muitas outras, quando incentivadas pela mídia, ganham proporções enormes e trazem resultados imediatos e benéficos.

A mídia nos mostra um mundo e cabe a cada um de nós a aceitar ou não. Classificando e absorvendo tudo aquilo que só nos acrescentará nosso intelecto.  

Por Greice Kelly, acadêmica de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé e Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS)

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