sábado, 13 de fevereiro de 2016

NÃO ESTAMOS MAIS FORMANDO CIDADÃO

O nosso grande problema  é que o tema cidadania  e  formação  politica   ficaram  desprezados com  o passar do tempo.  Lembro-me da época em que    os estudantes de Moreno  tinham uma participação  efetiva na   vida social e politica da nossa cidade   onde a Alsem  - Associação Lítero Social do estudantes   do Moreno    e os diversos  grêmios escolares  atuavam  e movimentavam    a nossa  cidade. Atualmente   os estudantes   emudeceram e  quando  vemos  um grito    é composto  de  uma  música  de  uma  nota só,   como  se  toda  as reivindicação da nossa sociedade  se  resumisse a uma única   indignação é a chamada   politica  do  umbigo.
Não estamos mais  formando cidadão  como indivíduos  capazes de exercer plenamente a  sua da cidadania  mas  seres  que  não conseguem  enxergar   apenas    alguns  metros além   dos seus narizes .  Tudo isso acontece pelo fato de  não termos nada voltado  para o jovem.  O que temos é  o que a mídia evidência  de forma tosca   e deturpada  de acordo com os suas conveniências  com  exceção de um ou outro  programa  sazonal  .  A escola que  deveria  exercer um papel preponderante   nessa formação   transformou-se   em    depósitos de mentes  vazias , que  apesar  do   horário  integral  de funcionamento canalizam  toda essa energia  na   utilização  da  internet para acessar  as redes sociais  como  forma de  proliferar    postagens e  fofocas  inúteis  nas  redes sociais e de  bate -papo.  Hoje não existe, nem no ensino fundamental e nem no médio, uma disciplina, ou mesmo um programa interdisciplinar, não existe nada no gênero associado à formação da cidadania. Temos pontos esporádicos, como meio ambiente e empreendedorismo, coisas não obrigatórias. Mas o conhecimento dos direitos e dos deveres, a função dos poderes, os espaços de atuação no mundo público, nada disso está presente na escola. E os pais também não se interessam. Um pai padrão faz um monte de perguntas à escola: se é segura, se prepara para o vestibular, se tem língua estrangeira, sem tem balé ou tem judô. Mas ninguém pergunta se há uma formação para a cidadania. Se tem grêmio, ou se os alunos são protagonistas de ações na escola, por exemplo.
 Se  as coisas  estão  funcionando dessa  forma. Se os nosso  jovens  não  estão  sendo preparados para exercer a sua cidadania ,  o  que dizer da capacidade  desse  povo de   escolher seus governantes.  

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário