quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PELÍCULA ECOLÓGICA PARA TELHADOS PODE SUBSTITUIR AR-CONDICIONADO

película

Elizangela  Costa 
Diante das altas temperaturas do verão, são raras as pessoas que deixam de usar aparelhos de ar-condicionado, se contam com essa possibilidade. O problema é que, se o luxo é caro para os consumidores, seu preço é ainda mais alto para o meio ambiente.
É um paradoxo: enquanto refresca você, a máquina deixa a Terra mais quente. O motivo está na emissão de dois tipos de gases estufa, ligados ao aquecimento global — o dióxido de carbono, liberado pelas geradoras de energia elétrica, e os hidrofluorcarbonetos (HFC), usados na refrigeração em si.
Segundo artigo publicado nesta semana pela revista acadêmica “Science”, dois pesquisadores da Universidade do Colorado encontraram uma alternativa “verde” para refrigerar ambientes sem esquentar o resto do planeta.
A invenção de Ronggui Yang e Xiaobo Yin soa futurista: uma película capaz de refrescar prédios sem usar nenhum tipo de gás refrigerador — e, o mais impressionante, sem gastar energia.
De acordo com a revista “The Economist”, o filme pode ser produzido com métodos tradicionalmente empregados pela indústria e com custo em torno de 50 centavos de dólar por metro quadrado.
Fonte: Exame.com, por Claudia Gasparini

Um comentário:

  1. Olá, Elizangela. muito obrigado por reproduzir o ardigo, muito interessante! Gostaria de lembrar que no casos das hidroelétricas, elas poluem quatro vezes mais que o estimado. Adoreu essa película, só não consigo encontrar a edição da revista THE ECONOMIST vc tem o numero da edição? Gostaria, se possível dar uma olhada na questão dos valores de produção dessa película. Um forte abraço. Ney

    ResponderExcluir