terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O NOSSO MAIOR PROBLEMA É O ACESSO A INFORMAÇÃO

Infelizmente  o patamar  de  discussão  aqui em Moreno  está muito aquém  do desejável. E tudo  isso  deve-se ao fato ficarmos tocando  a mesma música de uma nota só,  e  alimentando um debate   que  nos frigir dos ovos  não  trará  uma  verdadeira mudança no modo de  gerir um município.  Tenho acompanha[do   as postagens  dos que defendem  veementemente o  atual  gestor  e a dos   seguidores  do  gestor  anterior  e confesso   ver um fundo  de verdade dos dois lados até porque  os   pontos   elencados  nas discussões  e  debates, muitas vezes acirrados ,   falam   acerca  dos  objetivos finais, ou seja, quem  iluminou   mais ruas, quem fez  uma ponte no engenho,  quem limpou  melhor as ruas, e por aí vai ... francamente  não vejo   problema   nenhum  nessas colocações   e até  curto  quando são colocadas na mídia     para  que   tais ações   se propaguem   e virem rotina   seja lá   de onde tenham vindo se   de Vavá Rufino , Dilsinho  ou quaisquer um dos seus antecessores,  o que mais  me preocupa  e  no meu entender  carece   de  maior  atenção  por  parte da população   são ações que visem  facilitar  o acesso  ao entendimento  das informações  públicas, pois  sabemos  que  quando  a população   fica  a par dessas informações  por  gravidade   as coisas   do tipo  melhorias   para  a  comunidade  começam inevitavelmente  a  aparecer . O que mais  devemos  cobrar   dessa  ou de qualquer outra gestão  é que   divulgue   informações  que  facilitem o  entendimento e funcionamento  da máquina  pública, essas informações  devem  ser planejadas e disponibilizadas em conjuntos, por assuntos, objetos, grupos, módulos ou sistemas de informações. Por exemplo, informações da: arrecadação; folha de pagamento; manutenção de equipamentos; gestão do capital; das compras; contas a pagar; obras públicas; do ativo fixo ou patrimônio; marketing; dos cargos e salários; custos dos serviços públicos; fornecedores; estoques; orçamentos; movimentos bancários; projetos públicos; e dos cidadãos. Sem esquecer que a publicação deve seguir os princípios de sinergia ou coerência e integração entre as informações nos seus mais distintos temas ou serviços públicos.
Sabemos  que  quando  o gestor  investe em planejamento de informações  e , sobretudo, na manutenção dessas  no momento  passagem  do mandato  para o seu sucessor  todos ganham, principalmente os gestores  e os cidadãos.
Essa é a verdadeira  receita . Simples  assim . Só nos falta vontade  e  atitude  para começarmos  a exigir  esse tipo de  ação .
Não  quero  polemizar nem criar  o menor atrito  entre os diversos  grupos existentes na cidade  até porque  continuarei   sem ódio e  sem  medo  elogiando   todas    ações  que sejam veiculadas  pelos ferrenhos  seguidores  da  atual  gestão  na  medida  em venham  ao encontro  dos interesses  da comunidade,  espero  apenas  que  um dia possamos  aprofundar os  debates   e mergulharmos  no maravilhoso  mundo do acesso as informações  claras e precisas de tudo  que acontece nos bastidores do poderes  executivos, legislativos e judiciário  não apenas  nosso  município  mas  do nosso estado e do nosso país.  

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