sexta-feira, 9 de março de 2018

MERCADO PÚBLICO DO MORENO/PE

Paulo Cezar , Brito e Florisvaldo



O mercado público do Moreno tem tudo pra ser um ponto turístico muito bom e agradável aos olhos de quem o visita , tanto pela sua beleza arquitetônica e seu belo piso em pedras portuguesas como pela quantidade de quiosques onde você pode encontrar de tudo desde bijuterias, roupas, calçados alimentos , frutas e verduras até os quiosques que servem todo tipo de bebidas acompanhada de saborosas comidas típicas da região .
Apesar de todas essa riqueza cultural e gastronômica , o Mercado Público do Moreno definha e perde suas características originais a cada ano que se passa ... O nosso mercado mais parece uma donzela que ao optar por uma vida devassa foi perdendo o encanto e sua beleza foi ofuscada pelos trajes rotos e pelas marcas que com o passar do tempo escondeu a beleza da sua bela tez , restando apenas aos olhos de um observador atento a certeza que por trás de toda aquele estado de abandono pode-se ver a silhueta do que foi uma bela mulher, no caso do mercado , um belo monumento... Assim é o nosso mercado público que mesmo abandonado e pouco conservado ainda aflora o sua imponência.
Poderíamos nos espelhar em mercados de outras cidade cuja valorização por parte do poder público, comerciantes e dos usuários transformaram o local em ambientes agradáveis e atrativo gerando emprego pra muita gente e mais lucro para os comerciantes.
É importante destacarmos que essa ação não pode ser unilateral, ou seja , só e unicamente só da prefeitura, se assim for estará fadada a derrota , tem que haver uma participação efetiva dos comerciantes no processo discussão e o mais importante é que todos os envolvidos estejam dispostos a criar uma nova mentalidade para que possamos sair dessa mesmice e resgatarmos o valor sentimental, cultural e principalmente econômico do nosso quase centenário mercado público .

Nenhum comentário:

Postar um comentário