quinta-feira, 28 de maio de 2020

O POBRE DE DIREITA


A tradicional classe média brasileira sempre foi de típicos profissionais liberais e de servidores públicos. Alguns são os pobres de direita. Pobres de direita são pessoas que colocam seu mérito, sua relevância, no preço das coisas que possuem, ou dos serviços que usufruem. Pertencem à classe média, dependem de uma renda mensal para sobreviverem, mas se acham ricos.
Ser especial, para o pobre de direita, é consumir coisas caras. Tudo se resume em "ser rico" e se sentir, por isso, especial e melhor do que os outros. Danuza Leão, no famigerado texto Ser Especial, definiu essa mentalidade fútil e mesquinha. Para ela, certamente porta voz dos pobres de direita, "Ir a Nova York perdeu a graça. Até o porteiro do meu prédio vai. Imagine ir e dar de cara com o porteiro!". (Leão, 2012.).
Sim, por que como o pobre de direita irá se diferenciar e se achar superior se "qualquer um" também puder viajar para os lugares que ele vai, comprar as marcas que ele usa ou ir para o shopping que ele frequenta? Para o pobre de direita, não basta que ele ganhe um bom salário, é necessário que o outro continue mal pago, mantenha distância dos shoppings e dos aeroportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário