quarta-feira, 23 de maio de 2012

COMO ELES CONSEGUIRAM? - MORENO/PE

Estava decidido a escrever que os morenenses acreditam em bandidos e mocinhos. Que, para os morenenses, a vida é um clássico entre  Santa e Sport . As coisas são boas ou más, certas ou erradas. É uma existência sem cores. Tudo é branco ou preto. Onde, no enfrentamento  histórico dos morenenses, O prefeito Edvard faz algo, E o seu sucessor  Vavá Ruvino vai lá e desfaz. E vice-versa.Durante décadas. O morenense  acredita MESMO que alguém se alça ao poder só para praticar o Mal. Obviamente, o alguém que é do outro partido. Então, esse alguém não é digno de nenhuma colaboração, para ele só se reserva a oposição explícita e a sabotagem implícita. Pobres todos os que tentam construir algo em Moreno ou  denunicar os desmandos  e abusos na tentaiva de dá um norte para essa terra. Eles nunca serão julgados com condescendência, para eles não existe a mínima compreensão. Não. Para eles só há o amor do simpatizante e o ódio dos inimigos que se alternam no poder , e nenhum deles vale muito, porque ambos são incondicionais.

Estava decidido também a escrever que essas são as causas do estrondoso atraso de Moreno.Quem quer que visite outros cidades do país se espanta com isso. As coisas, lá fora  estão acontecendo. Aqui não. Aqui as estradas estão esburacadas, a Educação regride, as ruas se tornam mais perigosas com os constantes assaltos e os projetos, quaisquer projetos não andam .
Pois bem, estava decidido a escrever isso tudo, mas afinal resolvi que não. Resolvi escrever sobre o Moreno que funciona. Encontrei um . Vi na praça da Bandeira  jovens reunidos no final de semana  fazendo uma apresentação de capoeira , realização de trilha onde é possível observar o potencial  do turismo ecológico que Moreno Possui e  grupos que se reúnem sem a menor ajuda do governo municipal  e mesmo assim mostram seus trabalhos e  divulgam o nome do  nosso município.
Como eles conseguiram? Como criaram esse oásis de entendimento nesse deserto de eterna oposição? Temos de descobrir isso. Temos de estudar esse fenômeno. Então, talvez haja uma esperança de vida jovem para esse reumático Moreno, terra que já foi dos Eucaliptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário