segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A sociedade sempre nos espera

Quando presidia o diretório acadêmico – D. A., da FESV – Faculdade de Ensino Superior de Vitória de Santo Antão, a nossa equipe de redação ao lançar um jornal intitulado “Sem Censura” , por conseqüência do conteúdo, provocou uma reação da Direção da Faculdade, que culminou com a punição dos membros do Diretório Acadêmico, ressalvando que a única pessoa favorável ao D.A., foi a professora de psicologia Enauria Ferreira, que apesar de ser professora daquela Instituição, não teve medo de assumir uma posição isolada dos demais presentes na reunião de congregação que aplicou a penalidade aos membros do D.A., mulher corajosa! Mas, o fato é que após inúmeras iniciativas para contratação de um advogado na cidade de Vitória, sem sucesso, fomos acolhidos, na Fundação Moacir Cesar Baracho, em Recife, por um cidadão chamado Paulo Fernando Siqueira, advogado experiente, que abraçou nossa causa, ingressou com um mandado de segurança, obteve uma liminar favorável, devolvendo nosso direito de regressarmos as atividades acadêmicas, anulando o ato do então Diretor da FESV, que suspendia a todos nós, com 10 (dez) dias de afastamento das atividades acadêmicas em pleno período de provas. O seu profissionalismo, foi tanto, que em pleno dia de sábado, colocou para segundo plano um casamento, e todos os seus afazeres particulares, justamente almejando o êxito em seu mister. Essa atitude do então advogado, hoje Juiz, Paulo Fernando Siqueira, me estimulou a fazer o curso de direito, ser advogado, inclusive abandonando praticamente no último período, o Curso de formação de professores daquela Faculdade.

Quando assumimos nossa vocação, contribuímos com a sociedade, que sempre precisa de todos nós, em qualquer área e atividade profissional. Devemos cumprir nossa missão, urgentemente! Nosso planeta está maltratado pela violência, pela miséria, pela desigualdade social, pelas exclusões...continuamos a degradar o meio ambiente, e quem mais sente o impacto, são as pessoas, os animais, em fim a natureza. Todo esforço para melhorar tudo isso é salutar! E é nesse contexto que devemos pensar no nosso papel na sociedade. Toda vez que temos a oportunidade de mudar algo para melhor e não o fazemos, contribuímos para aumentar as desigualdades sociais, cometemos um grande mal chamado omissão. Muitas vezes nos deparamos com gestores públicos, eleitos e reeleitos pelo voto popular, que faz questão de se afastar do bem comum, da coletividade, gerando uma insatisfação importante e real em todos. Aqueles que ocupam cargos eletivos, talvez mais que outros, teem a obrigação de fazer valer o interesse coletivo, e não é isso que vem ocorrendo em muitas localidades. Moreno não é muito diferente. É por isso que devemos escolher muito bem nossos representantes! Vejam o exemplo do nosso Presidente LULA, como melhorou a cara do nosso país! Garantiu mais recursos na educação, na saúde, na infraestrutura, mais emprego, mais renda, mais oportunidades. Mas, o país acontece primeiro no município. E os municípios brasileiros nem sempre correspondem. Um cadastro do bolsa família, para exemplificar, não é realizado com precisão e agilidade, prejudicando muitas pessoas, e os recursos públicos não são investidos priorizando aqueles mais necessitados.

Precisamos urgentemente exercer bem nosso papel de cidadão, numa sociedade que clama constantemente pela dignidade e qualidade de vida. Não devemos pensar igual, concordar com tudo e todos, devemos ser autênticos, firmes, humanos, cristãos...deixar que fale o coração. E foi justamente para deixar que fale a voz do coração, que hoje sou advogado, e utilizo essa profissão como meio de melhorar a nossa realidade, fazendo valer os direitos das pessoas. Graças a um experiente advogado à época, que ingressei nessa profissão. Mas poderia ser professor, com o exemplo firme e corajoso de Enauria, poderia também ser prefeito com os exemplos de unidade e compromisso dos meus companheiros do Diretório acadêmico, poderia ser jornalista através dos exemplos de independência e comprometimento de todos da equipe de redação do D.A., mas também poderia ser um simples cidadão, escondido na covardia e no medo. Essas escolhas precisamos fazer sempre, e muitos precisam da nossa resposta. Se Dilma, não assumisse com competência a sua missão, não seria hoje a primeira mulher presidente do país. Pensemos nisso! a sociedade sempre nos espera.

Aristides Joaquim Félix Júnior

Advogado do SIMPREMO e Contador

ARISTIDES_6@HOTMAIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário