segunda-feira, 4 de junho de 2012

UMA DISCUSSÃO URGENTE E NECESSÁRIA

Dias atrás, numa conversa na Praça da Bandeira ,  um amigo  perguntou-me  quem é o culpado do atraso de Moreno/PE , e se deveríamos lutar por um sistema socialista. Isso foi a "deixa " par iniciarmos uma  bom debate.
Sinceramente, argumentei que acreditava que  antes de passar pelo debate ideológico, capitalista ou   socialista. Diria que o problema  de Moreno está no próprio morenense, Temos uma meia dúzia de politiqueiros ,  que numa  luta desenfreada por poder e status passaram  por cima de tudo e de todos. Mas daí surge a gande questão. Quem dá sustenção a esses caciques.
Sabemos que sempre haverá quem governa e quem é governado. A questão é como aqueles que têm a incumbência de gerir a sociedade devem agir . Os políticos são um espelho do que encontramos nas ruas. A corrupção começa nas menores coisas, como pagar para o guarda de trânsito não lhe multar; isso mostra como a maioria das pessoas  falam em corrupção mas na hora " H " são os primeiros a querer subornar um agente de autoridade ou memso uma autoridade, não devolver um troco dado a mais e coisas desse tipo. Uma significativa parcela do povo não está revoltado com os políticos corruptos; estão revoltados porque não podem fazer a mesma coisa, pois se estivessem ocupando os cargos daqueles o resultado seria o mesmo. como não estão votam neles na expectativa de pegarem uma rebarba do poder.
Se observamos nossa históira  veremos que os valores ainda são os mesmos da época do Brasil império, a “cabeça” ainda é a mesma, mudamos apenas de cenário e de tempo. Lembrem que tinha um dia da semana em que a população fazia fila para beijar as mãos “sujas” de comida de D. João. Me digam: hoje isso mudou? Não.. Basta chegar algum emissário ou repesentante do governador em Moreno. É só ver como grande parte da população passa a bajulá-lo e tê-lo como  suposto redento da nossa terra , gostar de bajular a classe política no intento de se beneficiar de alguma forma está na alma da maioria esmagadora do nosso povo. Quantas pessoas em  Moreno  não sobrevivem de cargos comissionados, e para isso passam a vida fazendo todas as vontades de seu “Rei”.E se morrer o rei!  Viva o próximo rei!
Enquanto tivermos esse padrão de procedimento, não nos revoltarmos com o que está acontecendo nos meios políticos e cobrarmos efetivamente destes honestidade e probidade administrativa, eles continuarão assim, pois sabem que têm a benção social, que a memória da sociedade é fraca e que a impunidade impera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário