sábado, 18 de agosto de 2012

CORETO DA PRAÇA DA BANDEIRA - MORENO/PE

CORETO  é o diminutivo de coro.
 Estrado ou palanque construído ao ar livre, para banda ou filarmônica. Infelizmente não temos  banda de música  muito menos filarmônica 
Inicialmente, os coretos surgiram no mundo como um espaço de democratização cultural, a partir dos ideais de igualdade da Revolução Francesa, quando a cultura saiu dos ambientes fechados  para se expôr nas áreas públicas. Os coretos foram palcos de manifestações políticas e testemunhas de transformações sociais.
No Brasil, os coretos populares, construídos em praças públicas, foram construídos no início do século XX para atender cantadores, poetas e, principalmente, bandas de música que habitualmente se apresentavam nesses locais. Eles abrigavam muitas das tradições musicais que hoje encontram espaço reduzido, muitas vezes inexistente, nas cidades.
Atualmente estes coretos se tornaram monumentos abandonados. Alguns desapareceram,  felizmente o nosso coreto ainda se mantem de pé,  graças a presevação das  sucessivas administrações , como o nosso  muitos ainda permanecem nos locais onde foram erguidos. seria interessante se além  da preservação da sua estrutura  fosse também  preservado o seu objetivo inicial  com ações da secretaria de cultura e turismo da nossa cidade – para a alegria dos moradores e das bandas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário