quinta-feira, 7 de março de 2013

8 DE MARÇO .


8 de março. O Dia Internacional da Mulher. Porém, antes de ser lembrado no dia 8 de março, essa data que hoje é festiva e comercial, teve seu embrião nas manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia Czarista na Primeira Guerra Mundial. Na Rússia, essas comemorações foram o começo da Revolução Russa de 1917.
Em 8 de março de 1917, as operárias das indústrias têxtil uniram-se contra a fome, as situações de trabalho, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na argonizante Primeira Grande Guerra. Esse ato adiantou os planos que resultariam na ‘’Revolução de fevereiro’’. Após a Revolução de Outubro, Lênin, o revolucionário chefe do estado socialista, a pedido de uma feminista bolchevique de nome Alexandra Kollontai, tornou o dia 8 de março uma data para ‘’celebração da mulher trabalhadora’’.
Infelizmente, com o tempo, perdeu o cunho emotivo, histórico e toda sua importância para as mulheres do mundo, se tornando apenas um dia para muitos homens manifestarem falsa simpatia ou amor pelas mulheres.
Na Europa e América, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Caiu no esquecimento. Foi recuperada pelo movimento feminista nos anos 60.
Mulheres! Louvo as que sabem sua importância no contexto do mundo ainda machista. Louvo as mulheres que acordam cedo, donas de casa ou não, mães de família ou não. Louvo essas que não utilizam seus corpos para aparecerem ou conquistarem seus espaços.

Viva o Dia 8 de março.

Viva o Dia da Mulher.

Parabéns a todas as flores do Mundo!

as únicas que podem ainda traçar uma esperança no ventre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário