segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MAGIA DAS LUZES

 

O  período  natalino  geralmente  faz  com que as pessoas  tornem-se crianças  que sonham com tudo ao seu redor,  tudo  num piscar de olhos  torna-se   divino e maravilhoso,  a isso chamamos "espírito natalino " .  As  luzes de Natal contribuem  sensivelmente  para que tudo isso aconteça e mexa com o sentimento dos homens, tornando-os crianças , ornamentam-se o centro das cidades e  o colorido deslumbrante muitas vezes  camuflam  toda  uma estrutura  carente   e comprometida  com o descaso e o abandono.
Apesar  da  beleza multicolorida  das luzes natalinas  embalada pelo  aparente espírito natalino, elas escondem  o ruído   da máquina administrativa de  muitos municípios brasileiros  que com suas    débeis  e claudicantes   engrenagens frustram  a  consciência de um  povo. O clima  iluminado  do Natal  muitas vezes não consegue  encobrir essas  engrenagens corroídas das pesadas máquinas administrativas  que  se enferrujaram  precocemente, carentes do  "azeite do desenvolvimento".
Sabemos que muitas vezes  o brilho ilusório das diversificadas luzes, tentam ofuscar a péssima infraestrutura das cidades,  que possuem   uma educação de péssima qualidade, ruas  esburacadas,  saúde que  descansa eternamente  nas UTIs  a espera  de cuidados e um transporte  público a beira do caos. 
 Diante   de tudo isso  a beleza das  praças tornan-se  fugazes  como  as  luzes emitida  por  milhares de vaga-lumes   que se  afastam e perdem a intensidade do seu brilho, assim são  os  pisca-piscas multicoloridos  que desapareceram com o fim do ano,  momento em que   presenciaremos  o fechamento das  "cortinas"  para  a reabertura de um novo cenário ,  quiçá   melhor do que  o de 2013.
Mantenhamos  acesa a fugitiva chama da esperança  fazendo votos  que  o espetáculo multicolorido desse  final de ano venha junto com   luzes  indicativa de melhores condições de  vida  e de  um pleno desenvolvimento .
Tudo que   reluz  é muito bonito  – disso ninguém duvida –, iluminado tudo se  transforma em um clima de tranquilidade. No entanto  o que nos deixa  alegres   é sabermos que pelo menos  as crianças podem contemplar os monumentos  e praças  multicoloridas  antes de atingirem a idade suficiente   pra  questionarem a realidade  e refletirem sobre  tudo  ao seu redor ,livre  da  magia ilusória das luzes.
VIVA  AS CRIANÇAS ! MAS NÃO VIVAMOS  ETERNAMENTE COMO CRIANÇAS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário