domingo, 9 de março de 2014

Cordel Brasileiro: a saga do nordestino em prosa e em verso

 


Se
vossas excelências me permitirem vou falar do cordel brasileiro,
aonde recebo notícias de um povo civilizado
que tem fé e não perde a crença no Deus vivo
que , não tem medo do futuro
cujo o sertão , as estrelas e lua compõem um quadro imaginário
alma de nordestino vivendo para um futuro como um reino encantado.
Ainda
é cedo pra não crer, na beleza de uma rima e na sutileza de uma prosa distinta
vida louca vida
o que esperar  quando os nossos ensinamentos se cruzam nessa roda viva,  veja como corre louca a madrugada
meu palácio é o tempo,
meus súditos o destino
minha redoma o meu caminho que é longo e incerto
a cada passo dado que eu dou volto pro meu aconchego
dos meus instantes de silêncios
atravessando os meus desertos espirituais

O cordel brasileiro, é um dos escritos mais ricos do mundo frases soltas numa construção  bem feita da linguagem popular de um povo que vê no coração a fala dos olhos, como um doce regresso de quem sempre busca a felicidade como se a vida, fosse feitas de sonhos, e de esperanças

Principais métricas do cordel
1 Quadra
2oitava
3décima
 esse é um artigo em desuso e tal finalidade  é fazer uma referência ao nordeste brasileiro que tem uma história cultural uma das mais lindas que nenhum outro estado possuí somos um berço da civilização esquecido pela humanidade salve , salve os nossos artistas locais que fazem do gesto mais simples a atitude mais nobre. Salve o Cordel brasileiro.
ass:Artur Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário