quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dificuldades de aprendizagens

 
Marica Firmino -  BLOG ACENTELHA

Por vezes referida como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para um indivíduo o aprendizado tão rápido quanto o de outro, que não é afetado por ela.
Esse tipo de dificuldades é bastante frequentes em nossos alunos, chegando a causar grande índice de repetência e baixo nível escolar, onde uma quantidade considerável de alunos chega em séries maiores sem conseguir aprender, sem ser alfabetizados. A metodologia do professor e adequação a escola também pode ser uma das causas pela má aprendizagem. Apenas um profissional habilitado pode fazer um diagnóstico adequado e uma intervenção psicopedagógica que pode inverter esses casos.
Muito necessário em meio a educação, o psicopedagogo clínico, que tem todo respaldo pedagógico, nesse processo de ensino aprendizagem.
Muitos municípios como Ipojuca, já estão inserindo esse profissional em seu quadro de funcionários. E que com certeza, NÃO APENAS dificuldades de aprendizagem como outros, entre eles disgrafia, discalculia, dislexia, deficit de atenção, autismo, deficiente visual, físico, auditivo e mental, entre outros.
Infelizmente essa tipo de serviço ainda faz parte de uma qualidade social que é privilegio de poucos . Portanto , não podemos confundir qualidade social   com privilegio.

 Márcia Firmino

Um comentário:

  1. APENAS UM PROFISSIONAL PODE INTERVIR NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM? SEM MAIS COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir