sábado, 28 de outubro de 2017

NADA MUDA SE O POVO NÃO MUDA

Diz-se que um dos problemas do país são seus políticos. Além dos nepotistas (incluo aqueles que se aproveitam do renome para eleger mulheres, filhos, irmãos, cupinchas), corporativistas, incompetentes, temos os mais nocivos que são os corruptos. E não obstante muitos deles serem declaradamente corruptos, terem sido flagrados em atos de corrupção, basta se candidatar e são eleitos,  às vezes com até metade dos votos possíveis.
O problema do país não parece ser, pois, dos políticos, mas de seu povo, ou parte dele. Talvez devêssemos gastar menos tempo criticando políticos e mais tempo criticando o despreparo ou cumplicidade da população com os delinquentes.
Boa parte eleitores vê nas eleições oportunidade de “ganhar algum”. Os mais paupérrimos entre estes se contentam com pizzas, sapatos, camisetas, elogios. Outros, mais acima na renda e posição, exigem um emprego ou pelo menos a promessa de. E mais acima tem os que pretendem ser chamados para construir algumas obras ,  fornecer veículos para a administração, ocupar uma uma secretaria com seu  grupo politico. Na sofrida periferia tem os geradores de votos, uma dezena, ás vezes um pouco mais, que recebem procissões de políticos inexperientes ou experientes, mas com muitos recursos. E prometem apoio a todos, principalmente  aos mais rentáveis, não só no presente. 
Para essa parte da população, não seria justo dizer que cada povo tem o governo que merece? Como aprimorar as eleições sem ter que esperar o tanto que demora um processo educacional mais sério, certamente décadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário