quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

MINUTO DE SABEDORIA

Alexandre
EVOLUÇÃO  PESSOAL


Fotos  Antigas  Moreno/PE

Às vezes a melhor solução é a reclusão momentânea para reorganizar ideias e redefinir rumos. Afastar -se da correria e do automatismo alienante faz bem. Evitar círculos viciosos, pessoas que sugam sua energia, que não agregam, isso faz a gente crescer .Nosso tempo aqui na terra é curto. Devemos aproveitá-lo o máximo, pois a vida é um sopro! Autoconhecimento é uma tarefa difícil, mas necessária para nossa evolução pessoal.
 Sempre digo que o caminho da sabedoria e lucidez de espirito se faz com meditação, momentos de solidão consigo mesmo. Ninguém dorme estressado e acorda solene e sábio.  A famosa “paz de espirito” é um processo  gradativo. Entender essa realidade, às vezes é quase insuportável, dá uma vontade enorme de desistir de tudo, mas nós sabemos que esse não é o caminho prudente.
A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até em uma prisão, e a estar sozinhos até no meio da multidão.
A solidão é necessária, para acalmar, revigorar, repousar… É preciso compreender o caráter sublime da solidão, que impede que nos percamos em fluxos que não são nossos, sem ela, estaríamos perdidos, cairíamos numa mistura indefinível, da qual não se pode tirar nada. Na solidão, tudo se tornaria homogêneo.
De fato, o vazio assusta, nós temos medo de perder aquilo que duramente anos conquistamos a sós: nós mesmos. Por isso, Nietzsche tinha horror ao medíocre, ao igual, àquilo que não se distinguia. Precisamos aprender a cultivar nossa solidão, como uma possibilidade de distinção, como uma possibilidade de criação de si, do diferente. Devemos atravessar o vazio de nossa própria existência.
Texto por: @wanderson_vix

Um comentário: