segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MORENETA PERTURBA O DESCANSO E IMPÕE A DITADURA DO SOM DEPOIS DAS DEZ


A MORENETA na nossa cidade causa transtornos e incômodos para uma parcela da população. O maior absurdo, é esse tipo de evento ser realizado depois das 22:00h percorrendo as principais avenidas da cidade, demonstrando uma total falta de respeito com todos aqueles que estão dentro das suas residências querendo descansar, ou com problemas de saúde na família. Todos tem direito a diversão mas também devem respeitar o direito de quem não quer ser incomodado. Esse tipo de evento na realidade é um invasão de domicílio acrescido da ilegalidade quanto ao horário. Se a justiça não toma nenhuma providência então ele tem que ser provocada. Este tabloide propõe que a comunidade de Moreno, prejudicada com a maneira com esse evento é realizado, faça uma denúncia no ministério público, tomando como exemplo os moradores do bairro de Boa Viagem em Recife, e exija que a MORENETA seja realizada num local adequado para que o direito de cada um seja respeitado.

13 comentários:

  1. É importante acrescentar que este modelo de evento realizado em via pública já está ultrapassado. Moreno ainda insiste em realizar, prejudicando a maioria da comunidade. Seria interessante que se fizesse um plesbicito para confirmar o que pensa a população sobre a "Moreneta". Pelo que vejo, ano a ano, o público vem diminuindo, ficando restrito apenas a um percentual de jovens adolescentes, que ainda se dislumbram com o império do axé, da swingueira e outras coisitas mais. Seria muito mais interessante que no nosso calendário anual fosse inserido um festival que incentivasse e privilegiasse a nossa cultura popular e os nosso artistas da terra.

    ResponderExcluir
  2. Profemus, sua idéia é maravilhosa. Só assim teríamos uma leitura real do que a população morenense pensa a respeito da MORENETA

    ResponderExcluir
  3. PROFEMUS,
    ACHO QUE VC ESTÁ EQUIVOCADO. ANO A ANO A MORENETA VEM CRESCENDO BRILHANTEMENTE SOB A BATUTA DE JULIO NETO E SUA PRODUÇÃO. O QUE ACHO É QUE PARA ACABAR COM A MORENETA TEM QUE ACABAR COM TODOS OS BLOCOS DE MORENO, INCLUSIVE NO CARNAVAL E VOLTARMOS A ÉPOCA EM QUE BRINCÁVAMOS AO SOM DE UMA BELÍSSIMA BANDA DE MÚSICA DE MORENO " ORQUESTRA DE MORENO"...AH...O PLESBICITO TÁ VALENDO PARA TODOS, NÃO SÓ PARA A MORENETA, AFINAL, OS DIREITOS SÃO IGUAIS, O QUE INCOMODA HOJE, INCOMODA NO CARNAVAL, CERTO?
    ABRAÇOS FRATERNOS,
    CIDA LEMOS

    ResponderExcluir
  4. Acho que está havendo um choque de opinião e isto é muito bom. Isso é que é DEMOCRACIA! Quando as pessoas refletem e "declaram" sua opinião sobre determinada situação, inclusive quando se refere ao nosso município... Bom, enquanto a Moreneta representar "lucro" mesmo que para uma minoria desta cidade, como seus articuladores, patrocinadores e P M M, a opinião verbal da comunidade não será levada em conta... Concordo plenamente com um PLEBISCITO! Este seria um ponto positivo de atitude e levaria a população (especialmente a menos esclarecida) a perceber que nem tudo precisa ser "empurrado de goela abaixo" e passaria a ser uma arma poderosa para o atual NOVO TEMPO...
    Como o colega PROFEMUS, acho que a MORENETA é um caso a ser analisado pela população SIM, pois é ela quem sofre com as conseqüências da chamada poluição sonora... Bem como, acho que Moreneta em setembro e blocos carnavalescos em fevereiro são eventos distintos! Estamos falando de uma cultura local (Moreneta) criada há pouco tempo! Não do CARNAVAL que existe há quase um século...! Incomoda? Claro, e muito! Porém, é uma cultura quase secular e como tal já é o suficiente para uma cidade pequena como a nossa que não oferece uma 2ª opção de lugar para ser vivenciada, como é o caso de Boa Viagem...
    Ainda, acho que para não radicalizar, a Moreneta pode ser redirecionada (horário de saída dos trios, horário de encerramento...) para continuar sem causar tantos danos à maioria da população. Amei a idéia de ser incluso no calendário local uma data que venha prestigiar os “talentos da terra” que são M A R A! Desde que também não venha causar celeumas a população (poluição sonora)! Um festival de serestas, por exemplo.
    E... Reafirmo a importância que acho sobre o PLEBISCITO para defender questões que envolvem o povo! Não apenas pela Moreneta, mas tantas outras questões e situações que as “terras das verdes colinas” vêm enfrentando ao longo destes anos!

    Abraços!

    Professora Nilza

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a professora sobre a mudança de horário da saída da Moreneta, concordo que devíamos sim ter um calendário com festividades culturais, valorizar os talentos de nossa terra e muitas outras ações que valorizassem a nossa cidade.
    O que não concordo é com a radicalização. Acho como você Nilza, que temos muitas outras questões a serem debatidas em prol de todos os morenenses, sem esquecer que uma mudança no horário da saída não só da Moreneta, mas, de todos os blocos beneficiaria não só os moradores da avenida, assim como, aqueles que gostam de se divertir, participar e seriam beneficiados por se sentiriam mais seguros na volta para casa.
    Abraços fraternos,
    Cida Lemos

    ResponderExcluir
  6. É bom salientar que o governo municipal já tentou em outras ocasiões, inclusive no carnaval, disciplinar o horário de saída dos trios elétricos, chegando até mesmo a punir quem não obedecesse. Mas pelo que vejo não houve continuidade de tal medida. Quanto ao radicalismo, muitas vezes se faz necessário, principalmente quando se está afetando o direito da maioria da população.

    ResponderExcluir
  7. Não adianta radicalizar (não participo da Moreneta) SEM SABER a opinião do outro, ou seja, dessa maioria afetada (já estão sendo subtraídos muitos direitos do povo, sem questioná-los a respeito e moreneta, querendo ou não, concordando ou não, incomodando ou não... É lazer!) maioria que muitas vezes critica a Moreneta, mas não impede seus filhos/sobrinhos/netos... De participar do evento! Ratifico minha opinião sobre ouvir a comunidade, sim!De que forma? Plebiscito? Não sei! Só sei que alguém terá que "colocar o chocalho no gato"! Mesmo por que, talvez a comunidade afetada não comungue da opinião de ACABAR, mas tenha outra opção que seria realmente o REDIRECIONAMENTO! Vamos ouvi-la, então!
    Quanto ao governo municipal se tentou e não conseguiu isto tem um nome específico... Pois com relação ao servidor público e mais especificamente OS PROFESSORES ele consegue fazer tudo com MAESTRIA e ao seu bel prazer! PUNIR... Estas palavras já faz parte do dicionário do governo municipal... Talvez, o problema esteja no caso de sair no carnaval um tal de BLOCO DO JACARÉ...Os responsáveis por estes eventos podem não conseguir a façanha de fazer com que a lei seja cumprida também no referido bloco...Daí para "parecer" justos terão que SACRIFICAR o tal JACARÉ! Quem sabe se ele SANCIONAR uma lei? (não como o das 200 horas do professor morenense...) Se a categoria de professores conseguiu sobreviver a “lei” dos descontos em seus salários em pleno final de mês... OBEDECER à lei do Governo em cumprir os horários dos blocos vai ser “fichinha” é só ATERRORIZAR um pouco que dá certo!

    Abraços!

    Professora Nilza

    ResponderExcluir
  8. KKK. Realmente, vc. tem razão. Quando o poder quer fazer ele faz. Falta na realidade coragem para tomar determinadas atitudes que mesmo sendo necessárias possam causar certa impopularidade. Tem um ditado popular muito falado que diz que "a voz do povo é a voz de Deus". Sou extremamente contra esta teoria, apesar de concordar com a democracia, nem sempre o que o povo quer é o melhor para este própio povo. O governante precisa ter muita responsabilidade e habilidade nesses momentos. Vc. não acha?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo, CORAGEM, RESPONSABILIDADE, HABILIDADE , COMPROMISSO e ...COMPETÊNCIA... Devem nortear um GOVERNO, SEMPRE!!! Creio que vc concorda de que não precisamos de um governo POPULAR neste município, estado, país... Mas, precisamos de um governo (seja de qual poder for!) JUSTO! Logo, TODAS E QUAISQUER ações de um governante comprometido com o bem estar de um povo requer do referido governo as características citadas acima! O nosso governante ao menos tem... SECRETÁRIOS...

    Abraços!


    Professora Nilza

    ResponderExcluir
  11. Poxa,como a Moreneta incomoda!Concordo que deveria ter horários a serem cumpridos, que deveria existir sim, um festival cultural ou evento que divulgasse nossa cidade, mas acabar com a Moreneta?!Não acho que deveria chegar a esse ponto, pois, quem conhece Moreno hoje lá fora, foi pq veio a uma Moreneta ou São João de outrora quando ainda era realizado no pátio antigo, bons tempos!!! Não devemos radicalizar, basta ajustar, como foi comentado o bloco do jacaré só pq sai à tarde não tem horários,acho que as regras de horário das saídas deveriam ser seguidas por todos! SAbemos que existe uma certa perseguição por parte da Prefeitura com a Moreneta, é tanto que as luzes da cidade não foram acessas para o evento. Na semana anterior no evento chamado de Moreno Folia todas as luzes tanto no sábado como no domingo estavam reluzindo, então gente não seremos nós a perseguir esse evento que de uma forma ou de outra ainda divulga o nome de nossa cidade lá fora. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Você acha mesmo que a Moreneta deve acabar? Será que em Moreno não existem barulhos bem maiores que a Moreneta? Como por exemplo: O atraso dos sálarios dos servidores; a saúde precária existente nesta cidade, matando meia dúzia de pobres morenenses; A violencia crescente ; A falta de incentivo para os jovens; A inércia da Camara dos veradores;E diante de tudo isso eu te pergunto: Cadê o barulho da Moreneta? Pois devemos observar que a Moreneta é uma vez por ano e estes "barulhos " que incomodam e que eu citei acima, acontece todos os dias matando as esperanças de vidas melhores na nossa cidade, para os nossos filhos e netos. Um abraço!

    ResponderExcluir