domingo, 2 de dezembro de 2012

OS SOCIALISTAS BURGUESES

Os socialistas burgueses querem as condições de vida da sociedade moderna sem as lutas e os  perigos dela  necessariamente decorrentes.  Querem  a sociedade atual , mas sem os elementos que  a reolucionam  e dissolvem. Querem  a burguesia sem  o trabalhador . Naturalmente , a  burguesia  concebe  o mundo  em que domina  como  o melhor dos mundos .  O solcialismo burguês  elabora em  um sistema mais ou  menos completo , onde promete que  tudo será  divino, tudo será  maravilhoso  , essa representação  é consoladora . Quando convida o trabalhador  a realizar  esses sistemas  e a entrar  na  "nova jerusalém", no fundo só  pretende induzi-lo a manter-se na sociedde atual, desembaraçando-se , porém , do ódio  que lhe devota.
Uma parte da burguesia  deseja remediar os males sociais com o objetivo apenas de assegurar a  existência da sociedade burguesa.
Por esse motivo é comum vermos  muita gente por ai com um discurso  desenvolvimentista, inovador  que com certeza enche  os  olhos dos trabalhadores  desatentos  e alienados pelo "canto da sereia". No  entanto esse  discurso  começa a entrar em contradição  a partir  do momento em  que o trabalhador começa a  questionar  a relação  trabalho capital,  direitos  sociais... Na verdade eles procuram retirar da classe trabalhadora o gosto  por todos  os movimentos revolucionários, mostrando-lhes que não  lhe pode  ser útil apenas esta  ou aquela mudança política, mas somente lhe pode ser proveitosa uma mudança nas condições materias de vida e nas  relações econômicas, esse é o grande engodo,    o desenvolmento chega mas  a desigualdade social, a pobreza   e as mazelas  sociais permanecem.  Esse é o  ponto   da questão que os trabalhadores deveriam começar a   questionar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário