quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

COLETA DE LIXO



A coleta  de lixo e resíduos  em todas as cidades brasileiras  é um serviço  público a cargo das prefeituras  municipais ou de empresas especializadas contratadas para essa finalidade.  Como todos  podemos  observar  com o decorrer do tempo   e   a corrida desenfreada para o consumo  foi  verificado que  cada habitante  produz uma quantidade média  diária  de 500 gramas de lixo. Apesar de sabermos  que  muitas vezes o  serviço de coleta   não é feito  como  deveria,  temos  que  fazer  uma   auto crítica   sobre   o que nos cabe  com relação a esse grave problema , começando a   reduzir a quantidade de lixo que nós produzimos  ,  pois todo esse material   coletado   para aterros sanitários, usinas de compostagem ,  incineradores ou reciclagem  e  muitas vezes  são simplesmente  jogados  nas margens dos rios   e  em outros locais  provocando  sérios problemas para o nosso meio ambiente. 
Segundo pesquisas, 35%  dos matérias do lixo coletado podem ser objeto de reciclagem e igual quantidade transformado em adubo orgânico. Na atualidade , a  maior parte é destinada  aos lixões sem nenhum tratamento. 
Diante  de tudo isso   torna-se  necessário  que  os gestores  passem a  encarar  com determinação essa questão  e   que a população  se conscientiza  que  também faz parte   desse processo   que  é o destino  correto e  porque não dizer rentável.
Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário