segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Titanic : avida imita a arte

Artur Porto
Com
o controle dos mares restabelecido pela Inglaterra J. P Morgan achou que era o momento de fazer seu investimento render . Afinal , não é para isso que os banqueiros  vivem. Ele organizou um jantar em 1907 onde Joseph Bruce foi apresentado a um projeto para a construção de dois , mais posteriormente , três navios com 45 mil toneladas cada, o plano  não era vencer a concorrência , e com navios mais velozes e mais luxuosos .
A velocidade  não era para Willian , presidente do estaleiro , o diferencial que garantiria a liderança comercial nesse novo mercado , mas sim o tamanho dos navios  e qualidade dos serviços  de bordo e de habitações .
Todavia
o projeto foi aprovado  de que seria certamente a virada da White Star Line  ele conduziu o projeto do navio nomeando, seu sobrinho , Thomas Andrews como diretor administrativo  e Alexander como engenheiro _ chefe do  estaleiro . O projeto expunha as dimensões dos novos senhores  no início do século apesar de tamanha opulência era obrigatório que os navios da época em virtude da sujeira pelo transporte do carvão para alimentar as caldeiras , fosse transformada  de forma em algo menos  primitivo para atender essa necessidade estética , seriam dispostas apenas três bastariam para o funcionamento  da nave , a quarta e última chaminé .que estariam ali apenas para embelezar , o conjunto acabou sendo para conter os dutos de ventilação . Como a rapidez nunca fora o objetivo mor do projeto a mecânica da engrenagem da propulsão foi pesquisada  com o intuito de conseguir economia proporcional , barateando assim ou talvez como uma estratégia  mais interessantes aumentando assim a sua margem de lucro dobrando de forma assustadora o seu capital de giro.
A viagem inaugural
Ancorando o Titanic era como um gigante adormecido , apenas aguardando o momento de acender suas caldeiras , expelira fumaça  por suas chaminés ,e ganhar assim o mar aberto este gigante era dividido em tais  níveis ,considerando o convés  dos botes e a sala das máquinas e como era comum nos navios ,são nomeados  com letras , que no caso do Titanic  iam de A , logo abaixo do convés dos botes até C  acima da sala de máquinas
de cima para baixo uma consideração especial  sobre a quantidade de botes salva vidas havia 20 deles no total , sendo 14 com  capacidade de transportar  65 pessoas cada um dois com capacidade para 40 pessoas  cada um e quatro com capacidade de transportar 47 pessoas  dessa forma era possível salvar  1.178 pessoas  no caso de um desastre pouco mais de um terço  de sua lotação completa autorizada .Apesar da polêmica  que criou a respeito do assunto muitos afirmavam que o número estava de acordo com as normas  vigentes  de segurança marítima exigidas e pensar que os construtores afirmavam que nem mesmo Deus o afundaria e que algumas regras só mudam após uma tragédia .
A morte a 225 nós
A rotina da noite , que havia se estabelecido nos dias anteriores foi abruptamente quebrada pelo primeiro _oficial , que deu ordens para que as máquinas fossem paradas  e dessem o total de ordens imediatas para que as máquinas fossem paradas e dessem ré total .Ordenou para que o timoneiro virasse o leme completamente a estibordo  e que segurasse com firmeza . num átimo  deu o sinal avisando  aos passageiros e tripulantes de cada convés seja ele superior ou todavia inferior , aonde as escotilhas a prova d´agua  seriam fechadas em 10 segundos apesar de tudo o Titanic conseguiu virar 20 graus  insuficientes para evitar a colisão .
Não é possível imaginar o que se passa na cabeça de alguém que sente o momento da catástrofe acontecer e sabe que caso, o navio não resista não há terra firme  para pisar em segurança houve um impacto num iceberg que tinha aproximadamente 20 metros  o casco do Titanic sofreu um rasgo de cerca 90 metros  abrindo assim uma fenda suficiente para o afundar quando o capitão passou pela ponte perguntando no que eles haviam batido os oficiais tentavam enxergar o bloco de gelo a sua frente .
Os momentos de angustia eram visíveis  a cada minuto que se passava situação ficava cada vez mais crítica e a tensão pairava no ar a partir de um determinado instante membros do navio começavam a tomar atitudes mais radicais mediante a situação na qual eles se encontravam eles disparam oito fogos de sinalização tentando o último recurso para o resgate  no gelado e escuro mar do Atlântico Norte .Quando a proa apontou para baixo o mesmo começou a afundar rapidamente em pouco tempo as luzes se apagaram , a primeira chaminé se desprendeu atingindo como um rolo compressor aqueles que tentavam nadar até que o navio  se partiu em dois iniciando sua última jornada o Titanic afundou no dia 15 de abril de 1912, eis que eu me recordo de uma frase que diz as desventuras  servem de lição aos homens.
ass: Artur Porto

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