Artur Porto |
Com
o
controle dos mares restabelecido pela Inglaterra J. P Morgan achou que
era o momento de fazer seu investimento render . Afinal , não é para
isso que os banqueiros vivem. Ele organizou um jantar em 1907 onde
Joseph Bruce foi apresentado a um projeto para a construção de dois ,
mais posteriormente , três navios com 45 mil toneladas cada, o plano não era vencer a concorrência , e com navios mais velozes e mais luxuosos .
A
velocidade não era para Willian , presidente do estaleiro , o
diferencial que garantiria a liderança comercial nesse novo mercado ,
mas sim o tamanho dos navios e qualidade dos serviços de bordo e de
habitações .
Todavia
o projeto foi aprovado de que seria
certamente a virada da White Star Line ele conduziu o projeto do navio
nomeando, seu sobrinho , Thomas Andrews como diretor administrativo e
Alexander como engenheiro _ chefe do estaleiro . O projeto expunha as
dimensões dos novos senhores no início do século apesar de tamanha
opulência era obrigatório que os navios da época em virtude da sujeira
pelo transporte do carvão para alimentar as caldeiras , fosse
transformada de forma em algo menos primitivo para atender essa
necessidade estética , seriam dispostas apenas três bastariam para o
funcionamento da nave , a quarta e última chaminé .que estariam ali
apenas para embelezar , o conjunto acabou sendo para conter os dutos de
ventilação . Como a rapidez nunca fora o objetivo mor do projeto a
mecânica da engrenagem da propulsão foi pesquisada com o intuito de
conseguir economia proporcional , barateando assim ou talvez como uma
estratégia mais interessantes aumentando assim a sua margem de lucro
dobrando de forma assustadora o seu capital de giro.
A viagem inaugural
Ancorando
o Titanic era como um gigante adormecido , apenas aguardando o momento
de acender suas caldeiras , expelira fumaça por suas chaminés ,e ganhar
assim o mar aberto este gigante era dividido em tais níveis
,considerando o convés dos botes e a sala das máquinas e como era comum
nos navios ,são nomeados com letras , que no caso do Titanic iam de A
, logo abaixo do convés dos botes até C acima da sala de máquinas
de
cima para baixo uma consideração especial sobre a quantidade de botes
salva vidas havia 20 deles no total , sendo 14 com capacidade de
transportar 65 pessoas cada um dois com capacidade para 40 pessoas
cada um e quatro com capacidade de transportar 47 pessoas dessa forma
era possível salvar 1.178 pessoas no caso de um desastre pouco mais de
um terço de sua lotação completa autorizada .Apesar da polêmica que
criou a respeito do assunto muitos afirmavam que o número estava de
acordo com as normas vigentes de segurança marítima exigidas e pensar
que os construtores afirmavam que nem mesmo Deus o afundaria e que
algumas regras só mudam após uma tragédia .
A morte a 225 nós
A
rotina da noite , que havia se estabelecido nos dias anteriores foi
abruptamente quebrada pelo primeiro _oficial , que deu ordens para que
as máquinas fossem paradas e dessem o total de ordens imediatas para
que as máquinas fossem paradas e dessem ré total .Ordenou para que o
timoneiro virasse o leme completamente a estibordo e que segurasse com
firmeza . num átimo deu o sinal avisando aos passageiros e tripulantes
de cada convés seja ele superior ou todavia inferior , aonde as
escotilhas a prova d´agua seriam fechadas em 10 segundos apesar de tudo
o Titanic conseguiu virar 20 graus insuficientes para evitar a colisão
.
Não é possível imaginar o que se passa na cabeça de alguém que
sente o momento da catástrofe acontecer e sabe que caso, o navio não
resista não há terra firme para pisar em segurança houve um impacto num
iceberg que tinha aproximadamente 20 metros o casco do Titanic sofreu
um rasgo de cerca 90 metros abrindo assim uma fenda suficiente para o
afundar quando o capitão passou pela ponte perguntando no que eles
haviam batido os oficiais tentavam enxergar o bloco de gelo a sua frente
.
Os momentos de angustia eram visíveis a cada minuto que se
passava situação ficava cada vez mais crítica e a tensão pairava no ar a
partir de um determinado instante membros do navio começavam a tomar
atitudes mais radicais mediante a situação na qual eles se encontravam
eles disparam oito fogos de sinalização tentando o último recurso para o
resgate no gelado e escuro mar do Atlântico Norte .Quando a proa
apontou para baixo o mesmo começou a afundar rapidamente em pouco tempo
as luzes se apagaram , a primeira chaminé se desprendeu atingindo como
um rolo compressor aqueles que tentavam nadar até que o navio se partiu
em dois iniciando sua última jornada o Titanic afundou no dia 15 de
abril de 1912, eis que eu me recordo de uma frase que diz as
desventuras servem de lição aos homens.
ass: Artur Porto
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