quinta-feira, 1 de março de 2018

A CRÍTICA


Texto enviado por Alexandre Luna
Quando se fala em crítica o ser humano tem uma tendência natural para expressar as suas opiniões e os seus pensamentos, para influenciar os outros.
Quando se faz uma crítica, é possível ter em conta os interesses e as necessidades do próximo ou, pelo contrário, querer impor o ponto de vista pessoal e mudar o parecer do outro.
A palavra crítica traz com ela uma energia negativa. Não que ela seja ruim, mas as pessoas aprenderam a associar crítica com reprovação.
Infelizmente nem todos sabem lidar com seus próprios defeitos e isso também faz com que ela seja vista de forma tão ruim.
Sendo assim, é de grande importância que a crítica seja dirigida com cuidado e, principalmente, com humildade. Fazer uma crítica construtiva é atitude nobre que nem todos têm, pois exige um propósito muito sincero de ajudar.
A crítica deve ser dirigida para o bem. Avalie se ela será realmente algo construtivo para a pessoa, do contrário, prefira o silêncio.
Não há motivos para dirigir uma crítica se a mesma for prejudicial. Portanto, pense bem antes de apontar os erros de alguém e só faça isso se a finalidade for benéfica.
A crítica nunca é bem recebida, nunca é bem aceita, porque o nosso ângulo de tolerância é muito reduzido, é muito escasso.
Isso nos faz discordar, na maioria das vezes da opinião do outro. A nossa opinião sempre é a mais certa, é a mais lógica, é a mais inteligente. Quanta pretensão!
Devemos aprender a tirar a carapuça de eterna vítima injustiçada e além de aceitar, compreender a crítica, que pode ser extremamente construtiva tanto para o lado pessoal quanto profissional.
Em minha opinião o grande problema não é a critica propriamente dita, mas “quem” a está fazendo e a tônica que está sendo utilizada.
Existem momentos certos para se fazer uma critica, e no calor do expediente ou da situação com certeza não é um deles. Já não é fácil fazer críticas construtivas, e quando fazemos por impulso sendo intoxicados pelo calor da emoção e pela pressão diária por resultados e perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário