quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Legião urbana : Uma das maiores e importantes banda do rock

 

A

banda foi formada em agosto de 1982 poucos meses após uma discussão  de Renato Russo  com sua antiga banda. Que se chamava Aborto Elétrico tinham batidas Punk Hardcore. Devido a uma briga com o baterista da banda na música Veraneio Vascaína   na ocasião . O mesmo  havia errado a letra e o baterista joga baqueta  em pleno show e foi a partir desse instante que a banda findou todavia a primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu no dia 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos (MG) durante o festival de rock no parque que contou com várias atrações dentre elas a banda Plebe Rude esse foi foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação ( Renato Russo vocalista e baixista , Paulo Paulista tecladista, e Eduardo Paraná (guitarrista) .
Na
verdade os organizadores haviam contratado a extinta banda Aborto Elétrico e até impresso centenas de cartazes o vocalista convenceu o dono da produtora para poder se apresentar com a banda que tinha acabado até que tudo bem resolvido e a banda acabou se apresentado.
Brasília
era uma ilha cultural em relação ao resto país . Até 1978  curta da nova capital não lhe atribuíra ainda nenhum momento particular foi tão brilhante nas artes , até porque ainda não surgido artistas brasilienses .Estes estavam surgindo . Justamente com a cara duas primeiras décadas  tinha tido  na cidade  mas com o passar dos anos a Legião Urbana emplacou sucessos ao longo de uma tão curta e promissora carreira sucessos como : Será, Vento no litoral , Tempo perdido , Faroeste Caboclo , Ainda é cedo etc... entre elas se destacou uma das mais importantes músicas que se transformou num dos mais importantes hinos da MPB Pais e Filhos ,inúmeros álbuns de sucessos como a tempestade, as quatros estações, Acústico MTV , Equilíbrio distante com levadas contagiantes a banda se transformou para a juventude.
A
agenda da banda era forte e intensa e desgastante o apogeu da banda foi um show que marcava a volta da banda na terra natal  que foi realizado no estádio Mané Garrincha quando as portões , na tentativa de de conter os que não comprar um dos 50 mil ingressos. Com a tensão no ar , uma série  de confusões se sucederam . Violência policial , discursos inflamados , bombas caseiras  o cenário de caos se instalou fazendo com que a apresentação fosse cancelada.
O último concerto  da legião ocorreu no dia 14 de janeiro de 1995


Ainda é cedo, pra essa geração coca cola se calar
vamos ás ruas protestar com cartazes , panfletos e rostos pintados
que país é esse que vira as costas pros seus filhos nada nessa vida é tempo perdido
vamos, visitar esse teatro dos vampiros vemos o acorde das guitarras penetrar o metal contra as nuvens
não sou Jeremias , nem, João de Santo Cristo nessa cercania o nosso faroeste caboclo nessa tribo de índios
será, que amanhã um novo dia nessas sete cidades que atravessam os nossos Montes Castelos façamos, tudo nessa vida com perfeição
como o vento que sopra no litoral, nesse mundo que anda tão complicado
só nos resta mesmo sonhar por enquanto só nos queremos tempos de paz
basta de guerras, de uma juventude transviada que mal sabe o que quer da vida
Palavras
são como pérolas que se acham no fundo do oceano.
ass: Artur Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário